menu

Apr 18, 2015

Resenha - Contos Fantásticos do Século XIX

 Título original: Fantastic Tales
Autor: Vários (org. Ítalo Calvino)
 Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004
Número de páginas: 520 

            A resenha de hoje é sobre uma incrível coletânea de contos: Contos fantásticos do século XIX, que foram selecionados por Italo Calvino. Não minto quando digo as três coisas que me atraíram de imediato a ler o livro, estética chamativa, a palavra fantástico e o fato de serem contos de uma época diferente da minha.
             Bem, no inicio do livro há um introdução escrita pelo organizador que eu achei bem convidativa à leitura, há uma introdução em cada conto, também escrita pelo organizador, onde ele fala um pouquinho do autor e há uma espécie de impressão do conto que está por vir. O livro possui 26 contos divididos em duas partes respectivamente: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano, esta primeira contem 12 contos e percebemos que os acontecimentos se relacionam às aparições, estas criaturas que já conhecemos. A segunda é composta por 14 contos e as narrativas são mais relacionadas ao psicológico do personagem, como conflitos internos, há bastantes metáforas, esta parte eu considerei como uma leitura mais difícil.
            O livro é um pouco grosso, mas não se torna cansativo, pelas historias que vão surgindo a cada conto. Encantei-me com alguns contos, mas outros não simpatizei bem, sem contar que o conto ‘O Sinaleiro’ de Charles Dickens me deu um pavor horrendo durante a noite! ^^ #Sim, eu sou medrosa! A obra resume contos de autores aclamados como Edgar Allan Poe, Charles Dickens, Honoré de Balzac dentre outros, vale a pena conferir e conhecer esse universo, que não é muito comum nas literaturas atuais.            
            Esse livro reconstruiu minha noção de fantástico, pois a literatura fantástica que eu lia estava voltada para jovens e até mesmo crianças, onde não existia um vocabulário mais pesado, ou até mesmo uma narrativa pesada. Sabe quando vemos algum filme ou livro que retrata as bruxas, os vampiros, demônios no passado? Então, os contos lembram bastante esses cenários. O que me causou medo um pouco, pela minha “inocência” em relação ao fantástico daquela época.  Mas eu amei e recomendo muito!







(Amei as laterais na cor azul :3)

17 comments:

  1. n tinha ouvido falar desse livro de contos, mas pelo o que voce disse parece que vou gostar, pois vc gostou tb.. admito que tambem sou um pouco mt medrosa mas eu gosto de ler coisas ''assustadoras'' usahuash
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. hushaius, tem umas coisas aqui e ali que dão medo mesmo! Mas é um livro adorável! muito bom mesmo!

      Delete
  2. so mais uma palavrinha aqui, adorei o seu blog, amei o nome e o layout, tu tem mt futuro! ja to te seguindo aqui para nao perder nenhum post :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. ah muito obrigada mesmo!! Isso é um grande incentivo para mim!!

      Delete
  3. Menina, gostei bastante. Número de páginas de livros não me intimidam, a resenha está linda e amodoro contos!
    E o que vc disse de ele ser 'pesado', me animou ao quadrado... A capa também é estonteante e o título convidativo. Mas eu leria aos poucos. Livros de contos e poesias, gosto de ler suavemente, quase dançando todos os dias, cada dia, um texto.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lilian >< Eu li esse livro calmamente. Respirando bem entre um conto kk,
      Obrigada, amo suas visitas! :3

      Delete
  4. Parece ser bem interessante esse livro - curto muito livros que trazem vários contos...
    Quando não gosto do conto vou pulando...rs
    Beijos

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu confesso que fiz isso , mas acho que assim é bom até mesmo para que gostemos do livro! ^^

      Delete
  5. vi esse livro na biblioteca da minha cidade, e fiquei com receio. Mas agora, me deu muita vontade de ler.
    Bjs! Seguindo, adorei seu blog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, percebi que ele é comum é bibliotecas! :3
      Mas vale a pena conferir os contos, tem cada um massa!
      bjs! E obrigada!

      Delete
  6. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  7. Amei a resenha, vou procurar para ler ele, pois amo contos históricos + fantasia = Perfeição Literária.
    Beijos
    Blog: Eu e meu vício chamado leitura

    ReplyDelete
  8. Oi! Vim aqui porque você disse no meu blog que tinha feito resenha e eu já fiquei doidona pra ver (nunca tinha visto ninguém fazer resenha desse livro).
    Você me fez ficar mais ansiosa pra ler, ainda mais com esse conto de horror! (eu também sou muito medrosa pra isso :p).
    Beijo.
    Choque Literário

    ReplyDelete
  9. poxa, adoro contos, ainda mais com essa temática de suspense e horror, e clássica ^^
    Já tinha ouvido falar do livro mas nunca tive chance de ler. Espero que isso mude algum dia heheh
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse livro é muito legal mesmo! Espero que mude também ^^
      ^^

      Delete