menu

Oct 24, 2016

Tag: Pontas Soltas.

E aí pessoal, venho aqui trazer mais uma postagem para vocês, sempre que acabamos de ler algum livro, saga ou série, nos perguntamos sobre algumas coisas que ficaram um pouco vagas ou geraram ambiguidade e deixaram algumas dúvidas nos leitores.
Apesar de parecer um pouco estranho é algo muito comum no mundo da literatura e está presente em grandes obras, aqui eu vou apresentar uma lista com algumas obras que me deixaram dúvidas.
Obs.: Alerta de spoilers, o texto a seguir conter spoilers de Fallen, Harry Potter, Instrumentos Mortais, Maze Hunner.



Série Fallen. Viagem no tempo pelos Anunciadores.

No terceiro livro da série Fallen a personagem principal, Luce, levada por um impulso irracional, se arrisca ao mergulhar em um Anunciador e começa a atravessar os séculos viajando por suas vidas passadas. Luce mostrou claramente que podia interagir com o seu passado e também mudá-lo, isto mostrou claramente que se trata de uma viagem no tempo, tanto é que Luce encontrou versões de seus amigos no passado e estes afirmaram que era a Luce do futuro.
Quando se trata de viagens no tempo existem duas hipóteses, a primeira é que quando alguém viaja no tempo, todas as suas ações sempre aconteceram, aquilo sempre irá tomar aquele rumo. Segunda, quando o viajante faz qualquer alteração no passado muda completamente o futuro e em certos casos o passado também muda. No livro os personagens conseguem assumir o controle de suas outras versões do passado, como Luce e Daniel fizeram, então podemos dizer que qualquer um dos que atravessam os anunciadores pode alterar o passado, mesmo sendo apenas nephilins, no livro não deixa claro se humanos normais também seriam capazes.
E agora vem a dúvida, se todos os anjos tem o poder de viajar no tempo porque não alteram o próprio passado? Será que não podem? Será que não devem? Será que alguém já fez isso? E se fez, algo deu terrivelmente errado?

 Desde que acabei de ler os livros da série eu me pergunto isso, minha teoria é que a autora Laurem Kate abordou a primeira hipótese de viajem no tempo, tudo só tem um caminho para correr, e por isso o plano de Lúcifer, no último livro Êxtase, sempre tenderia a falhar.

Harry Potter. Nicolau Flamel e Alquimia.


A alquimia foi citada já no primeiro livro de Harry Potter, no capítulo 13 do primeiro livro Nicolau Flamel, entretanto foi a única vez que foi citado. Quando li o livro pela primeira vez achei que a alquimia era o mesmo que o estudo de poções, mas como o próprio professor Snape cita no Capítulo 8 O mestre das poções, na verdade a matéria de poções é uma ciência sutil e a arte do preparo de poções, portanto são duas coisas distintas, tanto que nenhum dos livros de poções dos alunos de Hogwarts cita a alquimia. No livro Flamel foi o único a produzir uma pedra filosofal.

A dúvida, seria Flamel um bruxo? ou um trouxa ou apenas denominado alquimista? a alquimia seria mágica ou ciência? ou seria como eram chamadas as práticas de poções antigamente?


 Maze Hunner. Thomas seria bom ou ruim?

A série Maze Hunner sem dúvida foi uma das que mais deixaram pontas soltas, tantas que merecia um poste só sobre ela, mas o que ficou mais na minha cabeça foi o Thomas, nos livros ficou bem claro que Thomas ajudou o CRUEL com os experimentos e até os liderou por algum tempo. Thomas foi recrutado e submetido a experimentos desde criança, sendo imune ao fulgor, era uma peça importante no quebra cabeça para a procura da cura. Ele nunca recuperou a sua memória então é difícil dizer o que pensava. 
A dúvida, Thomas foi forçado a ajudar com os experimentos do Labirinto? Se não, o que ele achava disso?

Instrumentos Mortais. Jonathan o primeiro Caçador de sombras.

Nos livros da série é sempre citado Jonathan o primeiro caçador, no qual pediu ao anjo Raziel para misturar o seu sangue com o dele no cálice mortal, assim todos que bebessem do cálice se tornariam Caçadores das Sombras. Ele e seus seguidores tomaram do cálice e se tornaram os primeiros Nephilins ou meio anjos. Essa história de origem é muito antiga, devido aos livros também citarem Jonatan e Davi, que deram origem ao juramento de parabatai, acredito que o Primeiro Caçador teve origem no mesmo período.
A grande dúvida, porque Jonathan pediu ajuda ao Anjo? Será que enfrentava alguma ameaça demoníaca? E como ele sabia invocar um anjo?

Bom pessoal essa foi a postagem, espero que vocês tenham gostado. Se essa postagem repercutir bem eu farei a parte 2.
Se você acha que algum livro ou série deveria ou não estar aqui deixe um comentário. 
  

Comente com o Facebook:

1 comment:

  1. Vou me aventurar a comentar sobre Fallen por que eu lembro mais ou menos, eu tbm fiquei com essa dúvida sobre alterar o passado, porém como é uma maldição acho que não se aplica, foi a única coisa que consegui pensar a respeito, mas seria bem legal se a autora pudesse nos esclarecer essa parte. Boa observação. Bjkas

    ReplyDelete