menu

Jan 9, 2016

Resenha dupla: Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas.

Nota de esclarecimento: Como vocês devem ter percebido passei um bom tempo sem postar aqui, não abandonei o blog por livre e espontânea vontade. A verdade é que passei  quase o ano todo sem internet, o que ocasionou não só o meu afastamento do blog, mas também uma queda em minhas atividades acadêmicas. Foi um ano muito conturbado em relação a minha vida pessoal/familiar e acadêmica, mas prometi que em 2016 eu iria voltar e não deixar que os problemas atrapalhassem meu amor pela literatura.
Primeiramente desejo que todos vocês tenham um ano lindo, com muito amor e livros. O assunto de hoje, e que pretendo continuar abordando durante essa semana, é sobre a série Os Instrumentos Mortais, que está sendo adaptada para série de TV, com o nome Shadowhunters, a série estreia dia 12 de janeiro e está sendo produzida pela ABC.
Hoje trago duas resenhas em uma, resolvi chamar de resenha dupla, sobre Cidade dos Ossos e
 Cidade das cinzas, os dois primeiros livros da série Os Instrumentos Mortais, e escolhi resenhar assim pois a série está completamente unida, cada livro se encaixo no outro, é fabuloso. Pode-se dizer que também é viciante, Cassandra faz com que a cada livro fiquemos  mais apaixonados pelo mundo que ela criou.
Essa foi a primeira série que envolve romance do início ao fim, que gostei, e gostei tanto que li os quatro primeiros livros em torno de 1 semana, durante a madrugada. ( Sou do tipo que dorme cedo).
Editora: Galera Record
Ano da edição: 2010
Autor : Clare, Cassandra
Sinopse do primeiro livro: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.(Skoob)
Editora: Galera Record
Ano da edição:  2011
Autor:Clare, Cassandra.

Sinopse do segundo livro: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério? (Skoob)
Eu amo literatura fantástica e admiro muito os autores do gênero, por terem a capacidade de nos apresentar mundos cada vez mais criativos. Com Cassandra Clare não foi diferente, a autora nos introduz em um mundo onde vivem desde vampiros, lobisomens e feiticeiros, que são criaturas que já conhecemos bastante, até os caçadores de sombras,  uma raça secreta de pessoas descendentes do anjo Raziel, que matam demônios, nos protegendo.*-*
O primeiro livro é uma apresentação sobre o que será desenvolvido no decorrer de toda a série, e assim como em outros livros de literatura fantástica, a medida que o personagem, no nosso caso Clary, vai descobrindo sobre o novo universo, nós também vamos.
O que nos dar a sensação que fazemos parte de tudo aquilo.
Sobre a estrutura posso dizer que possui capítulos bem distribuídos, além de ser dividido em partes e possuírem citações conhecidas perfeitas, tanto para o que irá ser abordados nos seguintes capítulos, tanto para levarmos pra nossa vida. A narrativa do dois primeiros livros é bem detalhista, creio que é pelo fato de estarmos tomando conhecimento de algo novo, mas os diálogos são bem feitos e um tanto coloquiais, o que nos torna confortáveis por ser um modo parecido com o qual falamos no dia a dia com os amigos.
Sobre a construção dos personagens Cassandra Clare deixa bem claro como cada um é, nos fazendo pensar sobre o que cada personagem irá fazer e como irá fazer, adiante.  A estética dos personagens também foi bem elaborada e descrita,  mesmo que a série possua o padrão de beleza europeu , que já se tornou dominante na maioria dos best seller.
São tantos mistérios e segredos, a cada capítulo torcemos para as coisas darem certo, mas parece que Cassandra Clare gosta de brincar com o amor, pois o romance central, entre Clary e Jace toma rumos que o torna impossível, porém isso só faz com que o leitor queira chegar ao fim, para desvendar tudo e mais uma vez torcer para que eles fiquem juntos. Mas a carta na manga da autora é justamente nos atrair para o fim de cada mistério nos próximos livros.
A série não se resume apenas ao romance,  há muita ação, aventura e uma ameaça de guerra, que fazem com que o leitor queira ler e lutar mais e mais ao lado do universo de Cassandra. São dois livros que te tornam parte dos caçadores de sombras. Que nos fazem acreditar em tudo sobre as criaturas fantásticas novamente!!!
Pretendo apresentar o resto dos livros até a estreia da série na TV.
E espero que tenham gostado, até mais!

Comente com o Facebook:

41 comments:

  1. Oiii, bem vinda de volta, espero que seus problemas tenham sido resolvidos. E que bom que não abandonou o blog. E muito bom termos um espaço só nosso ne?
    Então e claroo que eu conheço a série, mas nunca li nenhum livro, confesso que tentei ler o primeiro a algum tempo mas não me seduziu. Estou a espera da série tem amigos meus loucos para assistir. Então irei ver com eles mesmo. RS
    Já que no dia seguinte da estréia estará no netflix, irei ver por lá.
    Ótima resenha e bem vinda de volta.

    Beijos.
    Books And Carpe Diem

    ReplyDelete
    Replies
    1. Netflix!! Tbm queria ver por lá mas... hsuhsu
      Que bom que gostou! E obrigada!

      Delete
  2. Ainda não me instiguei para ler esse livro, embora já tenha visto excelentes comentários. quem sabe numa próxima.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ReplyDelete
  3. Oie,

    Ahh eu amo essa série só os dois primeiros acredita! Eu quero muito o terceiro. Que rápida leu em uma semana hahahha eu não consigo mesmo estando ávida para leitura prefiro degustar um pouco hahahhh. Bom o amor dos dois o que falar? Eu fui atrás de spoilers para saber o que iria acontecer com os dois e para me conformar com o final do primeiro livro, e eu tenho meu personagem favoritp que é o Magnus ahh como eu amo ele, ele é um dos melhores personagens dessa série. Não aguento mais de curiosidade de assistir essa série.

    Bjs
    Mayla
    http://lendocomamay.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha Magnus e Alec são meus amores!! Nao to mais aguentando pra ver a série!!

      Delete
  4. Oi Gisele, sempre que ouço falar ou leio alguma coisa sobre essa série, eu fico desesperada para comprar os livros. Estou com os dois primeiros, mas pretendo iniciar a leitura pelo menos após adquirir o terceiro. Sempre vejo resenhas muitos positivas e com a estreia da série eu fico mais ansiosa para conhecer o trabalho da autora. Adorei sua resenha, você me deixou ainda mais curiosa. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, que bom que te ajudei a querer ler esses livros !! Eu tbm estou muito ansiosa pela série!!!

      Delete
  5. Oiie,

    Espero que coração que tudo foi resolvido e que você esteja bem. Bem vinda de volta. Sabe, já ouvi várias pessoas falar super bem dessa série, e isso me fascina. Adoro o gênero da fantasia, é tudo tão bom de ser ler, e é melhor ainda quando o autor(a) consegue desenvolver um enredo de forma coerente. Adorei também a sua ideia de resenha dupla, achei também que nesse caso um livro está completando o outro. Parabéns.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!! Vai ficar tudo bem sim!! acho que é bem difícil resenhar algumas séries, então resolvi fazer assim! ^^

      Delete
  6. Amo demais essa série, assim como a trilogia das Peças Infernais. O que mais gosto dessa série é justamente o que você destacou, não trata-se de apenas romance, tem de tudo misturado. E o universo da série é complexo e fascinante, né? Estou em dúvidas sobre esse seriado novo, tenho medo que seja tão ruim quanto o filme, mas vamos ver.

    Adorei a sua resenha dupla, bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda não li Peças infernais. Mas to querendo muito!!

      Delete
  7. Também amo literatura fantástica,sempre quis ler essa série. Tenho só que criar vergonha na cara e começar logo haha.
    Essa sua resenha ajudou muito, obrigada!
    Tanto que já estou seguindo seu blog <3
    Beijos, Mari
    http://literacurablog.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigadaaaa!! Leia, é uma série ótima!!!!!

      Delete
  8. Em 2012 também tive dificuldades com a internet e o blog parou, foi complicado. Espero que 2016 seja melhor para você. Eu concordo com você, para fazer literatura fantástica, tem que ser muito criativo, além disso, tem que ser muito bom na escrita e entender os meandros que envolvem a tecitura do texto. Quanto aos livros da Cassandra, eu os conheço, mas não estou num momento para eles, este ano, estou priorizando outras leituras, como a produção africana e feminina.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Produções Africanas e femininas são ótimas!! Eu adoro!

      Delete
  9. poxa, ficar um ano sem net deve ser o ó >.<
    Espero que esse ano vc recupere o ritmo nas coisas...
    bem, apesar de já ter tido vontade de ler a série de Cassandra, morguei de uns tempos pra cá... no momento, não penso em ler, quem sabe mais pra frente eu retorne a ideia inicial... xD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi muito ruim mesmo ficar sem net! :(

      Delete
  10. Hey Gisele!!!

    Estou louca para a estreia. Espero que fique melhor que o filme, apesar de ter gostado bastante dele. Ganhei o box holográfico de natal e pretendo lê-lo o mais rápido possível. A cada resenha que leio só desperta mais a minha curiosidade.

    Achei o modo como escreve suas resenhas, muito claras e concretas. O interesse em saber mais sobre o que acontece está me matando. Deu pra perceber que a leitura vai ser rápida e empolgante ( e eu adoro isso).

    Amei a resenha!!! Assim que eu ler os livros volto pra dar minha opinião.

    bjs e sucesso.
    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. volte mesmo!!! <3 Também quero esse box!!! Obrigada!

      Delete
  11. Olá, que bom que está de volta! Para ser sincera eu não tenho vontade de ler essa série, não sou fã de distopias, mas talvez um dia eu dê uma chance aos livros, mas só mais para frente.

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ReplyDelete
  12. Esses livros são tão bons <3
    Na verdade eu só li o primeiro livro, mas é ótimo do mesmo jeito né HAHAHA

    ReplyDelete
  13. Olá!
    Eu tenho os marcadores desses 2 livros ai. Tenho uma mania de ler tudo o que tenho de marcador.. Porém, enrolei e não lia ainda esses ai. Pretendo ler PRA ONTEM. Gostei da sua resenha DUPLA. Os personagens são incríveis.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  14. Oi Gisele,
    Ando doida agora que a série vai começar no Netflix :)
    Morta de amor pelos personagens e pela história tão bem construída pela Cassandra.
    E concordo muito com você, a história é rica em detalhes, mas da forma como a autora colocou, tudo fica leve e você nem sente.
    Estou relendo Cidade dos Ossos e mais uma vez me apaixonando pela Clary e pelo Jace e por esse mundo maravilhosos dos Caçadores de Sombras :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ReplyDelete
    Replies
    1. OBRIGADA!! Eu tbm fico apaixonada e por tudo!

      Delete
  15. O rumo do romance entre Clary e Jace tbm me deixou de queixo caído no segundo livro e odiei muito a autora por brincar assim com meus sentimentos! kkk Eu gosto bastante do primeiro livro, já do segundo nem tanto. Comprei o terceiro e estou só esperando uma brecha nas leituras para poder lê-lo :D

    Beijos!

    ReplyDelete
  16. Oii, tudo bem?
    Preciso muuuuito ler essa série, nossa é impressionante como todo mundo fala bem desses livros.
    mas estou sem grana no momento para comprar, então o jeito é ler em ebook.
    Adorei o post.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  17. Olá Gisele.
    Eu li essa coleção ano passado todinha e é muito boa mesmo. A cassandra clare escreve maravilhosamente bem. Quanto ao romance de Jace e Clary, é tão enrolado que eu fiquei muito brava no penúltimo livro, pq parece que eles nunca vão ficar juntos. E não foi uma raiva sadia, eu quase cheguei a parar de ler a série, mesmo faltando só um pra acabar. Achei que ficou bem cansativo. Bem, enquanto isso, eu amei cidade dos ossos, me fez querer ler mais e mais e mais e mais kkkkkk
    A ação é muito bem descrita e emocionante, é dificil desapegar desses personagens!
    bjsss
    Isabela Pasqualini
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. realmente o romance deles é muito cansativo! kkkk Mas a gente quer saber tudo né! kkkk

      Delete
  18. Olá Gi,
    Primeiramente quero dizer que espero que tudo se resolva e que seu 2016 seja lindo, tranquilo e cheio de leituras lindas, estarei por aqui acompanhando.
    Com relação a série, logo quando lançou fiquei louca pra ler, ganhei um box de edição econômica da mesma, porém ainda não li, acabei deixando ela de lado, estou esperando pela série e quem sabe ela junto com sua resenha encantadora não acendem de novo minha curiosidade? Pelo jeito ela é realmente muito boa.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, vamos ver se você não deixa de lado por muito tempo, pois é uma série realmente muito boa! ^^

      Delete
  19. Preciso tomar vergonha na cara e ler logo essa série! Tanta gente falando bem, já vi que tem o filme na netflix mas até agora nada. E olha que só vejo opiniões positivas. Deve ser boa mesmo.
    Seja bem vinda de volta, queremos novos posts!!

    ReplyDelete
  20. Oiiii! Quando leio sempre gosto dos livros, que, na minha opinião, tem roteiro e personagens que dariam uma série. Apesar de eu não gostar de fantasia, gostei da sua resenha e a ideia de unir os dois, realmente leituras de séries se completam a cada livro. Beijos e fique firme por aqui. Um 2016 feliz, com boas notas e muita felicidade em família.

    ReplyDelete
    Replies
    1. OBRIGADA!! QUE TENHA UM 2016 LINDO TAMBÉM!!

      Delete
  21. Oieee, Gisele!
    Ainda não li esses livros, eles não são bem do meu gênero preferido, então eu sempre vou deixando para trás... Mas, fico feliz em saber que a autora conseguiu construir bem os personagens, isso é bem importante pra mim. Espero poder ler um dia!!
    E espero que você não precise mais abandonar o blog <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também espero nunca mais abandonar kkkk!! Beijos e dê uma chance um dia! kkkk

      Delete
  22. Oii, adooreei, e curti seu blog tambem, já estou te seguindo, bjos.

    yuugracindo.blogspot.com

    ReplyDelete
  23. Oi Gisele,

    Gostei muito das duas resenhas e nos dá uma clara noção do que esperar da trilogia. Eu ganhei Cidade dos Ossos, mas ainda não o li, tenho um amigo que sempre me pergunta se já li, ele diz que vou amar a história. Espero ler ainda este ano. Kkk.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ReplyDelete
  24. Bem vinda de volta e que esse ano você nao sofra com a internet !!
    Eu adoro essa série e os primeiros livros foram os que mais me prenderam,mas depois acabei largando a série,nem lembro mais que livros faltam eu ler... Depois de ler sua resenha fiquei com um pouco de saudade dos personagens e da história,então acho que em breve vou matar a saudade deles.

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ReplyDelete