menu

Jun 21, 2015

Entrevista - Laplace Cavalcanti


Olá, em um domingo resolvo vir para o computador e enfim postar a entrevista com o autor do livro de minha ultima resenha, que já estava na fila um tempinho e eu sem perceber - notei que eu já deveria ter postado!
Sobre o autor: Nascido em 1989 em João Pessoa - PB, Laplace Cavalcanti escreveu sua primeira história aos 8 anos, não tendo parado desde então. Aos 13 anos foi um dos agraciados pelo Prêmio Jovens Autores do Pio XI Bessa, colégio onde estudava. É o autor dos livros A PÁGINA CERTA e PASSOS DE UM UNIVERSITÁRIO, do conto MESTRE DE MARIONETES, e contista nas antologias AMORES IMPOSSÍVEIS e SEGREDOS DE FAMÍLIA do Ases da Literatura. (Fonte)


1- Quando surgiu a ideia de criar Cláudia e Renato?
Em 2012 quando uma amiga minha também escritora, Joan Ferrer, me incentivou a começar a escrever livros e eu achei que seria interessante escrever um romance que não fosse como a maioria dos que vemos, onde o casal principal se apaixona perdidamente ao primeiro contato e um se torna o ar que o outro respira.

2- Qual foi sua maior dificuldade durante o tempo de preparo do livro?
Além da ansiedade em vê-lo pronto? (kkkkk)
Eu diria que foi a disciplina para concluir o livro. Quando escrevi A Página Certa eu ainda não havia feito nenhum curso sobre escrita, então para mim você só devia escrever se estivesse inspirado. E isso me incomodava porque era como se o livro fosse levar 10 anos para ter o primeiro esboço concluído. Então fiz cursos com a autora Lycia Barros e entendi que ser escritor é um trabalho como outro qualquer, e você não trabalha apenas quando está motivado. Para muita gente pode soar meio estranho isso de você escrever sem inspiração, mas se você perguntar aos escritores que estão por aí no mercado há mais tempo, eles irão dizer que você não deve esperar pela inspiração para escrever. Todos os que eu conheço, pelo menos, concordam com isso.

3- Você se inspirou em algum escritor/livro?
Não que eu lembre. Na época tudo que eu lia era relacionado ao curso de Administração, eu estava sem contato nenhum com o mundo da ficção. Mas eu também não escrevi completamente às cegas, digamos assim. A minha amiga escritora Joan Ferrer me ajudou bastante, ela foi leitora alfa de A Página Certa, acompanhou todo o processo de criação e me deu várias dicas.

4- Sei que desde criança você já escrevia, então, hoje já adulto você se considera realizado?
Ainda não. Acho que cresci bastante nesses anos, porém ainda tenho muito que aprender e a jornada rumo a realização está apenas começando.

5- Tente descrever qual foi sua emoção ao ver pela primeira vez suas obras publicadas?
A minha madrinha literária, Lycia Barros, me disse que a sensação de ver o seu livro publicado equivale a de quando você tem um filho. Eu não tenho filhos, mas acompanhei o nascimento de dois sobrinhos meus e foram momentos únicos. Eu diria que a emoção é bem como a Lycia falou, e se analisarmos bem, a publicação de um livro significa você entregar ao mundo algo que construiu dentro de si com bastante dedicação e carinho por meses, igual a um filho.

6- Você teve alguma mania enquanto escrevia, ou algo que você julga te dar inspiração na hora de continuar a escrever?
Que ajude a dar inspiração não, mas às vezes eu gosto de escrever ouvindo música (geralmente um ritmo relacionado à cena em questão) para ajudar a me concentrar na obra e bloquear os sons ao redor. Nem sempre eu uso esse recurso, é mais quando tem uma música que acho que ficaria perfeita quando vou escrever uma determinada cena. E eu sempre escrevo com uma caneta por perto, mas não é para fazer anotações em um papel ou algo assim, é para ficar manuseando-a com as mãos enquanto estou pensando no texto, como continuarei a partir de onde parei.

7- Deixe uma dica ou uma mensagem para os leitores.
Leia, independente de você não conhecer mais alguém que goste disso e mesmo se te acharem esquisito. Ler um livro é algo sem igual, é você abrir as portas de um mundo que foi criado cuidadosamente para despertar sua imaginação, para te fazer viver as mais diferentes experiências possíveis e impossíveis.

Bom meu povo, por hoje é isso! Espero que tenham gostado, ainda estou no inicio sobre entrevistar autores!  

Comente com o Facebook:

3 comments:

  1. Hei, muito legal a entrevista. Ainda não conhecia o autor, apesar de não ser leitora assídua de romances me pareceu ser bem legal o livro.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Oi Gisele!
    Não conhecia o livro e o autor, gostei muito de conferir a resenha. Muito bom saber como foi o processo criativo, achei interessante isto de não escrever somente nos momentos de inspiração. Com certeza, se não quiser que o livro demore anos para ser finalizado, deve-se dedicar a ele mesmo sem estar inspirado. Ótima resenha!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Olá,
    Não conhecia o autor nem o livro mas curti a entrevista!
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ReplyDelete