menu

Apr 23, 2015

Dia Mundial do Livro

Hoje - 23 de abril -  é o dia mundial do livro!!
              A data foi escolhida pela UNESCO, e tem relação com a morte de autores importantes para a literatura mundial como Cervantes e Shakespeare. Diz-se que a origem da ideia da comemoração foi em Catalunha, e quem comprasse um livro nessa data receberia uma flor em troca.
              O objetivo da Unesco seria incentivar a leitura, promover isto, para a conscientização sobre a importância dos livros na sociedade. Sabemos que mesmo com todas as tecnologias existentes no momento, ainda há índices de analfabetismo elevados em varias regiões. O dia do livro pode e deve ser usado para ajudar todos aqueles que querem sair desta realidade. Sabemos que os livros são maravilhosos mundos que nos perdemos, mas que se pensarmos bem, nos achamos como nunca, nos sentimos livres, cada livro possui um universo repleto de conhecimento e todos podem sim, usufruir de tudo que ele oferece.
             A leitura é incluída em nossa vida desde a infância, quando estamos aprendendo a escrever e a ler. Nossos professores nos indicam contos, ou livros pequenos, de acordo com a capacidade que temos naquele momento. No ensino fundamental começamos a ler livros maiores, e então no ensino médio vêm os grandes clássicos, aqueles que a maioria de nós alunos rejeitamos.
          O que pude perceber foi que, se a leitura está em nossa vida desde quando aprendemos a ler e a escrever, já deveríamos carregar uma bagagem literária quando chegássemos ao ensino médio, pois teríamos lido livros de acordo com o nosso desenvolvimento cultural e social. Porem não é isso que acontece, nem sempre nas escolas são aplicados projetos que incentivam a leitura, isso poderia ser um dos fatores causadores da falta de interesse dos alunos em relação a livros ou conhecimentos culturais externos. A verdade é que deveríamos mesmo ler, pois quando chegarmos ao ensino superior os textos que leremos serão bem mais elaborados e específicos e se não possuímos o hábito da leitura isso pode ser difícil para a compreensão.
          Os livros atuais são de grande importância para a criação de novos leitores, pois se percebe que estes livros, contêm uma linguagem mais fácil e utilizada na maioria das vezes por jovens, fazendo com que o leitor iniciante se sinta a vontade e queira ler outros, até que ele passe a ler clássicos, cujo contêm uma linguagem mais própria, reservada , antiga e um pouco difícil para quem não está acostumado, porém os clássicos são intensos e nos fazem ter reflexões incríveis sobre cotidiano, valores, e todos os aspectos culturais e críticos de uma sociedade.
            Gostaria de falar muito mais sobre literatura, essa fascinante área de conhecimento, então para quem ainda não é leitor, a coisa funciona parecida, faça o que gosta: leia o que gosta. Ler não é chato, só precisamos encontrar algo que gostamos de ler, isso tornará tudo mais fácil. E assim você vai se sentir realmente feliz e muitas vezes resolvida. ^^

Comente com o Facebook:

12 comments:

  1. Seu blog é muito bonito. Parabéns! Respondi seu comentário lá no meu blog viu. Se precisar de alguém para ler seus contos, estarei a disposição. Abraços!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. aaaai, obrigada! Eu vou adorar isso! :3 obg. mesmo! vou passar lá! :*

      Delete
  2. Menina, que texto bacana. Como professora sei que muitas escolas não respeitam a leitura, o nível de analfabetismo diminuiu nos últimos anos, mas ao analfabetismo político é gigantesco. Esse me preocupa e um bom livro ajudaria a minimizar esse problema. Apesar de tudo, acho que a leitura no Brasil e em algumas partes do mundo tem crescido e a tendencia é que isso melhore. Mas, como você, sabiamente citou, a escola precisa ajudar. Não vou escrever aqui todas as barbaridades que já vi em escolas e da boca de meus colegas de trabalho para não te assustar, mas a coisa é absurda!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade, são coisas que assustam mesmo! Mas vamos conseguir mudar essa realidade um dia! *-*

      Delete
  3. Tem coisa melhor do que poder comemorar um dia desses? para quem não curte parece ser algo nada ve! mas para os apaixonados como nós é algo!

    Estou te seguindo, amei seu cantinho! Se quiser conhecer o meu também, será super bem vinda!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!! Já conheço o seu e adoro ^^

      Delete
  4. Adorei o texto, muito explicativo, é quase docente.
    Eu sempre digo isso pra quem me diz que não gosta de ler.
    "Você só não achou seu gênero certo, experimente um dia você acha"
    ler é maravilhoso é viajar sem sair do lugar.
    Amei, mesmo.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Olá flor! Primeiro, posso falar? Adorei teus cachos, tão lindo uma cacheada se assumir cacheada, e os seus tem muita personalidade. Parabéns. Adorei o texto, sou mãe de duas meninas uma está sendo alfabetizada agora, e a outra está no oitavo ano. Como mãe posso te dizer que sinto muita falta por parte das escolas de incentivar a leitura, não a leitura para fazer a famigerada prova do livro, que faz com que a leitura se torne chata e cansativva, mas sim aquela leitura de entreterimento, de u ma roda de livros, sabe? Como sou leitora assídua, elas tem esse exemplo dentro de casa, mas e os que não o tem? Eu digo que qdo a pessoa diz que não gosta de ler, é porque ela ainda não encontrou seu livro metade. Minha filha mais velha não lia, era uma briga nossa, até que ela descobriu os gibis, e os animes, agora ela devora os livros que compramos pra ela. A caçula, dentro da pequena idade, saboreia todos os livrinhos que ela tem. Amei o texto. bjs
    www.amorascompimenta.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!! Tenho uma irmã que está aprendendo as letrinhas ainda, mas ela ama livros, e os meus livros tbm! O que me deixa louca kkkk

      Delete
  6. Também acho que a leitura deva ser incentivada nas escolas a partir dos livros que fazem parte do gosto literário de cada um. Claro que é uma tarefa difícil dentro de uma sala com mais de 30 alunos, mas a leitura obrigatória de clássicos, leitura esta que serve ao vestibular, é um desserviço à literatura.
    Blog: http://golenerd.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu creio que assim seria mais fácil, tudo! ^^^

      Delete