menu

Feb 2, 2015

# Após a aula - Enfim os Clássicos

Oi gente, deu para perceber que estou meio sumida ultimamente, coisa que não é nada boa para o blog, mas explicando um pouco, é o seguinte: Minha faculdade estava em greve, mas no mesmo período que resolvo criar o blog as aulas voltam e aulas voltando significa muita coisa para estudar!! Mas como eu faço um curso que amo, Letras - Inglês, os assuntos das aulas são bastante interessantes para mim ^^ Já que os professores estão sempre falando de livros e todo esse mundo que eu gosto. Baseado em minhas aulas resolvi que vou começar a falar sobre alguns assuntos que não saem da minha cabeça mesmo depois que eu saio da faculdade!! 

Enfim os Clássicos 
Como assim? 
A discussão hoje é sobre os tipos de livros que fazem a cabeça do jovens, ou seja podem ser chamados de livros populares e os grandes clássicos que quando algum professor nos pede para ler ficamos um pouco desanimados. 
O que vemos hoje em dia é um grande consumo de livros novos e que depois de refletir um pouco percebi que os mesmo seguem uma linha de enredo parecida, personagens que fazem a cabeça das garotas, um certo melodrama similar, até mesmo os elementos gráficos. 
Eu adoro ler livros novos, alguns hoje em dia já recebem o termo "livro clichê", mas  terem uma certa semelhança não os fazem livros ruins, são livros ótimos e o que prova isso é o fato de estarem fazendo tanto sucesso, principalmente com os jovens. E ter jovens leitores é algo realmente bom para nossa sociedade.   
 Mas o que me deixou curiosa foi que, não aconteceu só comigo, mas percebi que ao longo do tempo mudamos nossa mentalidade, não necessariamente nosso gosto e acabamos nos interessando pelos clássicos. Então percebi que os livros populares, tem uma linguagem  de fácil entendimento, essa questão do vocabulário e determinadas ações dos personagens, que o torna mais interessante para quem não tem o costume de ler ou quer um livro que o faça imaginar toda uma aventura em sua vida. 
Já os clássicos são livros que nem sempre apresentam uma leitura fácil para alguém que não carrega uma certa carga cultural ou literária. O enredo dos clássicos geralmente nos faz refletir a todo o tempo sobre questões que parecem óbvias mas que são um pouco esquecidas por nós, o que muitas vezes é o que os tornaram "livros escandalosos" para a época de suas publicações. 
Costumamos saber que os clássicos são aqueles livros antigos e chatos, mas eu não penso assim, livros antigos nos fazem conhecer uma outra época, outros valores, conhecer novas perspectivas de vida, não são nada chatos, são livros diferentes, que nos fazem ver o mundo de forma diferente e que não são esquecidos com o tempo.
Gente, sou apaixonada por literatura fantástica( fantástica com amor), mas agora estou me apaixonando por clássicos também. E fico muito feliz que o preconceito pelos livros populares que existia muito mais antigamente esteja diminuindo hoje em dia. Claro que ainda há uma  certa disputa entre o cânone e a massa, mas todos são livros e todos nos abrem portas divinas. E novos autores são sempre bem vindos na nossa estante :3

E vocês, o que costumam ler?



Comente com o Facebook:

4 comments:

  1. Oi Gisele!!Tudo bom?
    Concordo muito com o que você disse.
    Percebi que acaba rolando meio que um preconceito entre clássicos X atuais,o que acho realmente uma bobagem,afinal tudo é livro,importante é ler independente do estilo do livro.O livro que você lê hoje pode ser a base pra construir novas leituras futuras :D
    Fiz um post parecido lá no blog :)
    Beijos

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Tudo sim ^^
    Vou dar uma olhada no seu post *o*
    É sempre bom falar de livros de todo jeito hsauhsuai

    ReplyDelete
  3. Sempre amei os clássicos <3 E como vc disse, Gih. Eles nos fazem refletir mais e principalmente nos fazem imaginar como eram os relacionamentos da época e o convívio das pessoas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso mesmo, é muito interessante! *-*

      Delete