menu

Jan 12, 2015

Resenha - Os Elefantes Não Esquecem.



Autora:  Agatha Christie.
Título original inglês: Elephants can remember.
Tradução de Newton Goldman.
Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1972
Páginas: 228 páginas.

      Este foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e eu adorei.  No inicio eu não quis, pois eu estava a fim de ler Assassinato no Expresso do Oriente, mas aceitei a leitura e gostei bastante. Foi o ultimo livro da autora com o detetive Hercule Poirot como protagonista, esse detetive que solucionou vários casos nos romances anteriores da autora.
      A historia começa quando a escritora de romances policiais Ariadne Oliver é questionada pela Sra. Burton-Cox sobre a morte mal solucionada do casal Ravenscroft há 12 anos atrás, os pais de sua nora.  Um duplo suicídio concluído pela policia da época que faz com que Sra. Burton-Cox tenha receio que Célia Ravenscroft, filha do casal morto e também afilhada de Ariadne, tenha herdado algum problema psicótico dos pais. Ariadne então conta com a ajuda de seu amigo detetive Hercule Poirot.
      Ariadne e Poirot acertam que buscariam em memórias de pessoas que conviveram com o casal, certos indícios do que realmente poderia ter acontecido naquela beira do penhasco, pois alguns diziam que foi crime passional, outros que fora um pacto de morte. Então a partir destas pessoas cujo eles nomeiam “elefantes” os dois tentam solucionar o mistério.
      Eu notei uma falta de ação na historia, não posso falar muito dos romances da Agatha, pois este foi o primeiro que li. Mas o fato de o crime ter acontecido há muito tempo atrás me fez pensar mesmo que deveria ser assim, as cenas são construídas facilmente em nossas mentes pelas entrevistas com os “elefantes”, o que nos transporta realmente ao passado.
      Agatha soube nos conduzir bem e explorar bastante os personagens, a historia me deixou confusa em alguns momentos, mas no fim eu me surpreendi, foi bem diferente do que eu pensei que seria. Mas eu gostei e recomendo por ser uma leitura fácil até para quem estiver iniciando no mundo bibliófilo.
 

Comente com o Facebook:

2 comments:

  1. Olá, tudo bem?

    Acabei de acahr o seu blog e adorei... Já estou seguindo!

    Acredita que eu ainda não li nenhum da Agatha Christie, comprei um há muito tempo mas ficou parado na estante... Sua resenha me animou, vou lê-lo algum dia desses

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!!!
      Também estou seguindo! ^^


      Delete